sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O Atendimento Fraterno

________________________________________________________________

________________________________________________________________



Infinitos são os motivos pelos quais procuramos um auxilio, uma luz, uma palavra de conforto, um conselho etc.. Quando desesperados, cansados, ansiamos, se não uma solução, pelo menos por um porquê de tantos sortilégios que atravessam nosso caminho, e essa obtenção já nos confortaria. A maioria de nós, também, vai ou chega à casa espírita pela dor ou por algum problema, que muitas vezes já se buscou soluções de outras formas e não se logrou êxito; não se conseguiu resultado. Muitas vezes com a idéia mística de uma causa fantástica negativa que nos acomete implacavelmente, adentramos um centro espírita misticamente, e miraculosamente também esperamos uma solução como se por “ ser espírita” encontrássemos ali a resposta ao que escapa a própria explicação da ciência, como uma doença sem fundo lógico ou um comportamento estranho ou fenômeno que nos assalta no dia a dia pedindo esclarecimento.

Tudo isso é na natural, e como o Espiritismo lida com o “além da matéria”, é previsível que, por pouco esclarecimento associado a desespero e ansiedades, a idéia de uma ajuda sobrenatural sobre a nossa problemática, aconteça; e se não verdadeira de todo, pelo menos já é confortadora, e nos dá esperança no que até já nos desenganou qualquer outra possibilidade mais objetiva. 

É ai que adentramos pelas portas do Atendimento Fraterno na casa espírita.


OBJETIVO DO ATENDIMENTO FRATERNO

O objetivo do atendimento fraterno é consolar e esclarecer. Consolar esclarecendo e esclarecer consolando. Na maioria das vezes nosso problema não é “o problema” em si, mas a nossa visão diante dele, nosso posicionamento. E antes de buscar a causa longe, o atendente vai estudando com o paciente as possibilidades dentro dele próprio, posto que nossos problemas são reflexos de causas nossas, se não de hoje, de ontem, e criados ou agravados por nossas decisões hoje, o que se explica pela máxima que diz: “a semeadura é livre, a colheita, porém, é obrigatória”. Embora possam, também, haver agravantes outros, invisíveis, externos, reais e/ou difíceis, que nos enredam e nos fragilizam dolorosamente, dificultando a solução do problema, seremos orientados a uma saída que mesmo com toda a ajuda assistencial, material ou moral, passes, água fluidificada, palestras, etc. terá que ter nosso total esforço pessoal e para lograrmos êxito, onde muitas vezes a solução não é a retirada do problema, mas a força para atravessá-lo, sem desespero, com posicionamentos mais adequados de moral e equilíbrio, através da reforma de posturas inadequadas, egoísticas, orgulhosas, diante das provas da vida, culminando com um grande aprendizado, no fortalecimento do próprio caráter e enriquecimento pessoal, a auto-suficiência psicológica, que não seriam possíveis sem a tomada da responsabilidade sobre si mesmo e sem o esforço pessoal perseverante na luta.


O ATENDENTE

O Atendente Fraterno, é alguém estruturado em suas emoções, com sensibilidade e conhecimento, tato psicológico, não perfeito, mas com o coração aberto e imbuído, pela comprovação em si mesmo, de estar vencendo a si mesmo, no servir e amar a todos que lhe procurem o auxilio de uma palavra.

 Vinde a mim vós que estás cansados e oprimidos e eu vos aliviarei!”

Por Ricardo Souto




do Atendimento Fraterno

          Nosso sistema de consulta é o Atendimento Fraterno, que consiste numa entrevista com um colega espírita denominado ATENDENTE FRATERNO, embasado na Doutrina com experiência e conhecimento psicológico para tal, e que irá dar as diretrizes na Doutrina e na Casa Espírita para que o possível problema seja solucionado.

         O Atendimento Fraterno na nossa casa é às Segundas-feiras , onde, no horário entre  19:00 e 20:00h, há um  cadastramento antecipado dos atendidos, e entre 20:00 e 21:00h o atendimento propriamente dito, numa entrevista com atendentes. 

         Indicamos chegar antes das 19:00h; por volta das 18:30h, pois o Atendimento é realizado por ordem de chegada, que por esse motivo e também pela quantidade de pessoas, às vezes, o trabalho se estende por tempo maior. Então, chegando-se mais cedo, termina-se mais cedo. 

         O tempo estimado da entrevista com o atendente é de 20 minutos, podendo variar de acordo com a necessidade do atendido.

O Atendente Fraterno irá lhe escutar como um amigo acolhedor, com muito carinho e respeito, e lhe orientará como for possível na ajuda mais adequada.  Será preservado absoluto sigilo do conteúdo da conversa, da qual, na maioria das vezes, como são muitos atendidos na noite, nunca ficarão detalhes preciosos para o atendente, o que é ideal. 

Seja num drama maior familiar, espiritual, físico, de desespero, ou numa simples necessidade de desabafo, todos precisamos de ajuda! 

 “Vinde a mim todos que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei!”

Dessa forma, nossa casa contribui com muito carinho em Nome do Cristo, com o Cristo e pelo Cristo, que é o nosso dever!




Horário do Atendimento Fraterno no Abrigo Espírita Batista de Carvalho

Dia
Horários
Segundas-feiras
Chegada
Triagem
Atendimento
18:30h
19:00h
20:00h

Insira seu e-mail e receba nossas atualizações :

Mais Informações