segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

 


Abrigo Espírita Batista de Carvalho
(Lar das Vovozinhas)


Histórico


João Batista de Carvalho nasceu em Timbaúba – Pernambuco no dia quinze de outubro de 1868. Formou-se em medicina e casou-se com Teófila de Almeida, nascendo desta união quatro filhos: Teófilo, Leonel, Otávio e Colombina, aos quais ele dedicou toda esperança e Amor. Era Maçom da Loja Luzeiro da Verdade, pertencente ao Grande Oriente, onde atingiu a posição de Venerável GRÃO MESTRE (pessoa sábia; grande orador, professor e dirigente). Dedicava-se a medicina como se fosse uma religião, dando atenção especial aos pobres, para os quais reservava um dia na semana, geralmente na segunda-feira, para o atendimento gratuito em seu consultório, que funcionava junto ao antigo Cinema Moderno, fazendo da caridade a meta da sua vida.

Desencarnou no dia três de setembro de 1915, aos quarenta e sete anos de idade, vítima de um infarto agudo do miocárdio (morte celular em decorrência de uma obstrução do fluxo sanguíneo para uma região da musculatura cardíaca), porém continua na espiritualidade como um trabalhador incansável do bem.

Em determinada época começou a se comunicar nas Reuniões Espíritas através do Médium José Thiago do Chile. Em vinte e quatro de junho de 1926 foi fundado o CENTRO ESPÍRITA BATISTA DE CARVALHO, em sua homenagem. Batista de Carvalho incentivava a prática da caridade através da assistência aos desamparados do mundo.

Em 1947 incentivou a criação de um LAR para assistência às crianças órfãs e carentes, surgindo assim no Bairro da Estância, o Orfanato para crianças do sexo feminino, que guardou seu nome como Patrono.

Em 1961, instalado agora na Avenida São Paulo, Nº 373 – Jardim São Paulo, o amparo se estendeu aos IDOSOS e passou de orfanato para abrigo à Velhice Desamparada, que recebeu o nome de ABRIGO ESPÍRITA BATISTA DE CARVALHO – “LAR DAS VOVOZINHAS, que funciona até os dias atuais sob a Direção Espiritual deste trabalhador infatigável do CRISTO; e que tem como base de sustentação o trabalho da CAMPANHA DO QUILO e um corpo de Associados, e também doações  feitas por pessoas que se dedicam à causa do Amor ao próximo, sob a Orientação Material da Diretoria em Exercício e a Orientação Espiritual de uma falange de Espíritos abnegados ao bem. João Batista de Carvalho, como Patrono e Diretor Espiritual desta casa de Oração e Trabalho, dá força e coragem à todos que prosseguem na tarefa de socorrer, orientar e abrigar os necessitados do corpo e da alma.

No dia 24 de junho, o Abrigo Espírita Batista de Carvalho completa mais um ano de trabalho e união pelo Amor.

Cada idosa contribui mensalmente com 70% de sua pensão para manutenção da casa, além de um complemento para despesas pessoais. Para complementação da renda, existe o Trabalho da Campanha do Quilo e as Doações generosas de pessoas amorosas.

O Atendimento às idosas é feito de forma que as mesmas recebam carinho de suas Família, Diretoria, Voluntários e Visitantes.

Paralelamente o Abrigo Espírita Batista de Carvalho dispõe de Trabalhos Assistenciais, que em um deles, atende todas as segundas-feiras, como seu Nobre Criador, a duzentas famílias reconhecidamente pobres, que vivem em comunidades carentes da periferia do Bairro de Jardim São Paulo e adjacentes. Este trabalho, também conhecido como Farnel,  é processado da seguinte maneira: Pela manhã as famílias tomam café, e logo após, recebem no auditório da instituição, noções de cidadania e do Evangelho de Jesus Cristo, levando, no final da palestra, alimentos básicos em forma de pequenos farnéis.

Em outra frente de Trabalho Assistencial, também conhecido como Departamento Feminino, atende-se a mães carentes e gestantes, que recebem um enxoval completo para os seus bebês, e também noções de puericultura (cuidados com o ser humano em desenvolvimento, mais especificamente, com o acompanhamento do desenvolvimento infantil).

Finalmente, atende-se a todos os companheiros e irmãos através do Centro Espírita Kardecista, Evangelizando e Orientando a Adultos, Jovens e Crianças.




O Abrigo Espírita Batista de Carvalho está situado à Avenida São Paulo, 373 – Jardim São Paulo, Recife – PE, CEP – 50.781-600 (ver no Mapa)

Fone: (81) 3251-1777

Visite nossa Instituição

Insira seu e-mail e receba nossas atualizações :

Mais Informações